O Reizinho se alimenta via gastrostomia, que é uma abertura no estômago, onde se "instala" um bóton para conexão de uma sonda, pela qual passa o alimento. Isso porque ele não tem capacidade de deglutir.
O Vini recebe 06 volumes de 250ml ou de 180 ml de dieta, dependendo das calorias. Essa dieta é passada de 3/3 horas e nos intervalos ele recebe água.
Geralmente, eu deixo o extensor da sonda, que é essa "mangueirinha " da foto, já conectada no bóton, para não ter que ficar tirando e colocando cada vez que passar a dieta ou água. Hoje, meu filhote se espreguiçou, esticou os braços, arrancando a sonda e o bóton. Nossa, dá uma aflição quando isso acontece! O bóton fica fixo no estômago porque há um balonete cheio de água destilada, segurando-o. Ao se espreguiçar, ele arrancou o bóton com o balonete cheio, isso acaba machucando o orifício do estômago.
A mamãe aqui tem que ser rápida, colocando gaze no orifício p/ evitar que vaze dieta, tenho q esvaziar o balonete, introduzir no orifício do estômago novamente e encher o balonete c/ água destilada, com uma seringa.
Mesmo que seja mais trabalhoso, é preciso tirar o extensor e colocar toda vez que passar dieta e água, evitando que o bóton saia de novo.
Não são poucos os cuidados com o Vini! Em tudo, eu admito que preciso de Deus.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Arquivo do blog
-
▼
2016
(134)
-
▼
julho
(13)
- Sábado, dia de dar colinho p/ o meu Reizinho. A ...
- Já vi mãe de filho portador de ALD dizer que ess...
- A luta continua! A vida continua! Enquanto escre...
- Graças a Deus, tudo vai bem! Quinta-feira, o lab...
- Toda noite, antes de dormirmos Dou-lhe um beijo ...
- Eu queria poder expressar com palavras, o que si...
- Dez anos se passaram e eu ainda oro por você. Or...
- Heroína da fé...
- Que seja feita a vontade de Deus! Mas, como mãe ...
- "Eu não sei o que vai acontecer amanhã, Quero vi...
- Gastrostomia...
- Aspiração traqueal parte II
- Aspiração traqueal
-
▼
julho
(13)
É verdade são muitos os cuidados com esse rapazinho lindo mais até aqui o Senhor te sustentou não é verdade?Um forte abraço pra vc e um especial pro Vini.
ResponderExcluirÉ verdade!
ResponderExcluirBjss
Gostei muito da sua explicação sobre gastrotomia, eu não conhecia nada sobre isso. Eu nunca tinha pensado sobre como o vini bebia agua e se alimentava, isso me mostra a cada dia que uma pessoa acamada requer realmente muitos cuidados e atenção constante, entendi melhor também a sua apreensão em viajar, pois são inúmeros detalhes que precisam de um olho atento, prática e presença de espírito para não se deses perar. Eu pensava que qualquer pessoa poderia se oferecer pra passar o dia com ele, e pensava que a pessoa poderia ficar lendo tranquila e apenas ter que admninistrar alguns remédios via intravenosa.... mas são muitoooooo detalhes, imagina uma pessoa inesperiente estar com ele e a sonda e o boton sair?! Seria um desespero, eu não teria a menor ideia do que fazer!!!
ResponderExcluirFiquei muitoo surpresa em você falar que o vini se espreguiçou, mas como ele faz isso? Esticou até os braços? Isso é um movimento involuntário? É comum ele fazer isso? Ele boceja?
Bem, tenho uma mínima ideia da aflição em ver a sonda e o boton saindo!!! você praticamente tem doutorado em cuidados médicos!!!
Obrigada pelas explicações
Deus continue lhe fortalecendo.
É Adriana, como disse nossa amiga e lavadeira ontem, ao me ver aspirar o Vini - " Meu Deus, só falta o diploma!" rsrs
ResponderExcluirE antes de tudo acontecer conosco, eu não tinha noção alguma, assim como vc, de como vivia um acamado, mas, quando acontece conosco é preciso colocar a mão na massa, aprender e praticar. Em 10 anos se aprende muita coisa!
Sim, são movimentos involuntários, eu que gosto de falar que ele se espreguiça, dá um ar de que tem algo a mais preservado nele, além da audição.
Ele boceja e alto! Sempre é motivo de riso quando ele boceja, pois se estou na cozinha, eu o escuto lá do quarto rsrs
Bj
Eu tenho aprendido muito aqui ,Deus continue abençoando.
ResponderExcluir