Neste espaço, eu conto o dia-a-dia do Vinícius, um Reizinho muito lindo, que foi acometido por uma doença incurável pela medicina, a ALD - adrenoleucodistrofia, doença do filme "Óleo de Lorenzo", diagnosticada em julho/06, com quase 08 anos de idade. Neste tempo todo, ele está descansando, ora no seu trono, ora nos seus aposentos, por que, está impossibilitado de andar, de falar, de sorrir, mas, nada o impede de reinar.

Nós, eu, meu esposo, minha mãe, minhas irmãs, somos os seus súditos. Ele suspirou, já estamos ao seu redor, para lhe prestar os nossos serviços.

Mas, acima dele, há uma realeza maior - o Rei dos Reis - Jesus Cristo de Nazaré! Este sim, comanda nossas vidas.

E assim, vamos vivendo um dia por vez, fazendo o que está ao nosso alcance para o bem do Reizinho e nos curvando para servir o Rei maior!


sexta-feira, 18 de maio de 2012

Manoel + Dn. Carmelita = uma linda história de amor

O que eu vou contar aqui é uma linda história de amor! Mas, não é um romance. É a história de amor de um filho pela mãe. Dn. Carmelita tem 92 anos e é cuidada pelo seu filho Manoel. Eu conheci essa família linda lá no Proncor Centro. Eu e minha amiga Agnes ficamos boquiabertas com a dedicação desse filho p/ c/ sua mãe. Mais tarde, o Edinho tb conheceu a família e se encantou.
Manoel tem 04 irmãos, todos filhos do mesmo pai e da mesma mãe, mas, ele é o único que se dispôs a cuidar dos pais. Eles (os pais) moraram 14 anos c/ Manoel. O pai de Manoel faleceu há 03 anos e meio e aí a Dn. Carmelita ficou "baqueada" com a falta do esposo; os dois foram casados por 72 anos.
O Manoel conta que depois da morte do pai, a mãe se recusa a andar. Ele dizia "anda mãe" e ela respondia "andar pra que se não tem ninguém pra andar comigo".
A dn. Carmelita continua morando c/ o Manoel e o filho dele. É muito raro de se ver o carinho dos dois p/ com ela. Ela foi internada c/ infecção intestinal e o Manoel não arredava o pé da cama dela, passava a mão no cabelo dela e dizia "você é linda!" E conforme ia nos contando as coisas sobre ela, ele chorava, dizendo q/ não sabe o que vai fazer da vida quando ela partir.
Ele paga fisioterapia particular p/ ela, diariamente. Na casa dele, no quarto há 02 camas, 01 p/ ele e outra p/ ela. A cama dela é grande e ele deita c/ ela e fica segurando na mão dela até ela dormir. Ele nos contou q/ antes de irem p/ o hospital, ela evacuou oito vezes durante a noite e ele pegava a bacia de inox, própria p/ isso, colocava água morna, pegava as compressas e limpava a mãe dele, se ela evacuava só um pouquinho, ele já limpava p/ ela não assar.
O Manoel nos contou tb que qdo a Dn. Carmelita fica doente, ele fica também. O coração dele fica muito angustiado, ele nem consegue comer. Lá no hospital, ele não havia colocado nem água na boca, disse q não sente fome, mas, qdo ela melhora e come, ele come também. E as lágrimas escorriam na face dele.
Mais tarde, chegou o Robson, filho do Manoel, sentou do lado da avó, pegou na mão dela, ficou alisando e dizendo: "vovó, meu amor, sou eu q/ estou aqui, fica bem, fala comigo". Aí, eu brinquei c/ ele:" vai dizer q/ vc é chorão igual ao seu pai, ele respondeu c/ os olhos cheios de lágrimas "com certeza, ela é tudo o que nós temos".
O Manoel disse q/ quer fazer um mini hospital em casa pra ela. E q/ quer comprar um carro q dê pra removê-la c/ cadeira p/ o hospital, vai pintar o carro de rosa e escrever - CARMELITA.
A Dn. Carmelita é lúcida, vive muito bem, come de tudo, fala de tudo, só não anda. Ela diz que quer viver 100 anos. Se depender dos cuidados do filho e do neto, com certeza ela chegará lá.
Se houvesse, pelo mundo a fora, mais filhos como o Manoel, não haveria tanto sofrimento na velhice.
Que Deus abençõe essa linda família!
Eu tive o grande prazer de conhecê-los!

4 comentários:

  1. Linda estória msm,me emocionei como sempre,quem dera todos os filhos fossem assim,q Deus abençõe esse homem...fiquei orgulhosa.bjos

    ResponderExcluir
  2. Anônimo09:47

    Dizer o que diante da imensidão do amor...deste amor..deste filho...


    Veroka Mattos

    ResponderExcluir
  3. Me emocionei mto, meus olhos encheram de lagrima... linda historia de uma vida... essa senhorinha com certeza é mto amada e feliz...e isso deixa todos nos felizes ne!!!
    Q Deus abençoe grandemente essa linda familia ; )

    ResponderExcluir
  4. Terminei de ler com lagrimas nos olhos.Cuidei do meu pai tbm que faleceu a 6anos com 92anos,até hoje sinto mto sua falta e faria td de novo.Bjs que Deus continue abenççoando vcs e dando forças para cuidar do seu "reizinho".Que a paz e o amor de Deus esteja sempre presente em suas vidas!!!

    ResponderExcluir

Arquivo do blog