Neste espaço, eu conto o dia-a-dia do Vinícius, um Reizinho muito lindo, que foi acometido por uma doença incurável pela medicina, a ALD - adrenoleucodistrofia, doença do filme "Óleo de Lorenzo", diagnosticada em julho/06, com quase 08 anos de idade. Neste tempo todo, ele está descansando, ora no seu trono, ora nos seus aposentos, por que, está impossibilitado de andar, de falar, de sorrir, mas, nada o impede de reinar.

Nós, eu, meu esposo, minha mãe, minhas irmãs, somos os seus súditos. Ele suspirou, já estamos ao seu redor, para lhe prestar os nossos serviços.

Mas, acima dele, há uma realeza maior - o Rei dos Reis - Jesus Cristo de Nazaré! Este sim, comanda nossas vidas.

E assim, vamos vivendo um dia por vez, fazendo o que está ao nosso alcance para o bem do Reizinho e nos curvando para servir o Rei maior!


quinta-feira, 1 de março de 2012

EENM - Eletroestimulação Neuromuscular


Na segunda-feira passada, a Carol, fono, iniciou uma nova estimulação no Reizinho - a EENM - eletroestimulação neuromuscular, aplicada por meio de eletrodos, c/ a finalidade de promover movimentação laríngea e favorecer contração muscular, ajudando na deglutição e, consequentemente, na diminuição da sialorréia.

Ela me explicou que na fisioterapia, muitos profissionais ligam o aparelho no paciente e o deixa "trabalhar sozinho"; na fono, juntamente c/ o aparelho, o profissional trabalha outros estímulos.

A Carol deixou os eletrodos ligados no Vini durante 10 minutos e disse q/ não utilizará essa técnica em todas as sessões, mas, 01 vez por semana, no início. E aí, dependendo da resposta dele, ela poderá aumentar a frequência.

A Fernanda, seguidora do blog, comentou aqui que leu um artigo sobre Kinesio taping, bandagem elástica, no tratamento da disfagia, tb, p/ a diminuição da sialorréia. Aí, eu acessei o site, li o artigo e comentei c/ a Carol, ela me disse q já fez curso de bandagem e já aplicou em pacientes, porém, achou o resultado muito lento, preferindo a EENM. Mas, mesmo assim, ela vai dar uma lida no artigo e tb uma pesquisada sobre bandagem, pra ver se tem algo novo.


O Reizinho está bem, graças a Deus. Hoje, eu achei q ele tivesse c/ algum desconforto, pois, passou a noite, praticamente, em claro e aí, durante o dia ele não dormiu, dava apenas uns cochilos e acordava. Eu verifiquei a temperatura, tudo normal. Os fisios ausculturam, pulmões limpos. Não sei o q/ houve, ele mudou a rotina. Agora, são quase 22:00h e ele permancece acordado! Queira Deus, q/ não seja nada, apenas falta de sono e q/ ele durma, tranquilamente, a noite toda!

2 comentários:

  1. Anônimo16:57

    Vini, meu beija-flor de olhos verdes, és merecedor de tudo o que proporcionar conforto e qualidade de vida, amor tens de montão, ainda bem que desde sempre, ou seja, desde quando nasceste, é e sempre será muito amado e paparicado, tomastes o lugar de quem chegou primeiro. Sabia que achei vc tão feinho quando recebi uma foto sua, parecia um grilo comprido e sua mãe te achava o mais lindo dos bebês, mal sabíamos que depois se tornaria um lindo garotinho, louro de olhos verdes...amo-te.

    Veroka Mattos

    ResponderExcluir
  2. Interessante!provavelmente por se tratar de uma região mais delicada,com músculos com ações diferentes usa-se parâmetros diferenciados!? quê parâmetros foram utilizados neste caso especificamente?

    ResponderExcluir

Arquivo do blog