Neste espaço, eu conto o dia-a-dia do Vinícius, um Reizinho muito lindo, que foi acometido por uma doença incurável pela medicina, a ALD - adrenoleucodistrofia, doença do filme "Óleo de Lorenzo", diagnosticada em julho/06, com quase 08 anos de idade. Neste tempo todo, ele está descansando, ora no seu trono, ora nos seus aposentos, por que, está impossibilitado de andar, de falar, de sorrir, mas, nada o impede de reinar.

Nós, eu, meu esposo, minha mãe, minhas irmãs, somos os seus súditos. Ele suspirou, já estamos ao seu redor, para lhe prestar os nossos serviços.

Mas, acima dele, há uma realeza maior - o Rei dos Reis - Jesus Cristo de Nazaré! Este sim, comanda nossas vidas.

E assim, vamos vivendo um dia por vez, fazendo o que está ao nosso alcance para o bem do Reizinho e nos curvando para servir o Rei maior!


segunda-feira, 12 de maio de 2014

"Mãe que ama, cuida!"

Sexta-feira, eu tive uma experiência que falou muito comigo, deixou-me pensativa, agradecida, fez-me ver que, por mais difícil que seja a situação, Deus é comigo, é Ele quem me sustenta e que, eu sou uma escolhida, meu Reizinho é um escolhido, enfim, eu fui agraciada por ser mãe dele e ele teve o grande privilégio de ser filho de quem o ama demais.
Eu fui à Sesau, levar uma receita de um medicamento e tb p/ retirar fraldas e lá estava uma mulher que tb foi retirar fraldas e alimento p/ a filha dela. Enquanto esperávamos, ficamos conversando. Ela me contou q a filha dela sofreu um acidente de moto aos 18 anos e ficou tetraplégica, estando acamada, c/ gastrostomia e traqueostomia há 09 anos. Ela me perguntou onde eu morava, p/ ver a possibilidade de pegar uma carona comigo, já que estava c/ 03 fardos de fraldas, 01 caixa c/ latas de leite e dependia de ônibus. Apesar de ela morar em um lugar bem distante de onde moro, em sentido oposto ao meu, ao ver a dificuldade q ela enfrentaria, eu ofereci carona.
Lá fomos nós, ela me explicando seu endereço e nós duas trocando experiências c/ nossos filhos.
Falei p/ ela q/ o q/ me movia era a fé, que eu sou sustentada por Deus e que, apesar de toda dor, angústia no coração eu creio na restauração do meu filho.
Chegando na casa dela, eu disse que já que fui até lá, se ela não se importasse, se eu podia entrar e fazer uma oração p/ sua filha. Ela disse q tudo bem, mas, que eu não reparasse a bagunça.
Quando ela abriu o portão, era uma casa bem pequena no fundo, simples, c/ um quintal de terra na frente, muita sujeira, uns cinco cachorros magros, tínhamos q desviar p/ não pisar em cocô. Ao entrarmos numa varandinha, havia um tanque cheia de louça por lavar, a varanda estava toda suja de cocô de cachorro, alguns dos cachorros estavam soltos e pulavam em nós.
Ela abriu a porta c/ a chave, estava tudo escuro, sem janelas, sem ventilação e o estado de dentro era pior que o de fora, um cheiro insuportável de cocô de gato, c/ jornais espalhados e vários gatos. Passamos por esses gatos, pisando em cocô, p/ chegarmos na cama da filha.
A filha estava deitada numa cama hospitalar e apesar do calor, estava c/ um cobertor até na altura da traqueo. Ela ficava o tempo todo mandando beijo. O cheiro da casa era insuportável. Uma situação deprimente. Uma falta de higiene inacreditável.
Eu orei, mas, confesso que não foi possível me concentrar. O que eu queria, realmente, era sair daquele lugar.
Ao saírmos, eu vi que tinha patos e a mãe ainda comentou que também tinha coelhos.
As pessoas confundem pobreza c/ porquice. Poderia ser a casa mais simples que fosse, mas, necessariamente, tinha que ser limpa.
Eu fiquei sem entender por que que a filha acamada estava trancada na casa, já q ela tem outra filha mais nova q, segundo a mãe, ajuda a cuidar da irmã e foi ela quem abriu o portão p/ nós. Uma "moçona" de 17 anos, que, sinceramente, não sei como conseguia ficar naquele ambiente sem limpá-lo.

Quem ama cuida!
Eu saí de lá pensando nos meus filhos, especialmente no Reizinho. Em como o meu amor por ele é imenso, por isso dou o meu melhor p/ q ele sinta que é amado. Pensei na nossa casa arejada, limpa, perfumada, sua cama ao lado da minha. Troco os forros de cama todos os dias. Vinícius é limpo, cheiroso, hidratado, seu banho é no chuveiro, ele sai do quarto. Tudo é esterilizado, uso luvas e álcool 70 p/ tudo o q/ vou fazer c/ ele e para ele.
Enfim, eu o amo. Quem ama cuida, cuida com amor!

Eu amo minha Ana Liz!

Só agora tive tempo de escrever aqui, mas, em tempo - Que Deus abençõe as mães, especialmente, aquelas que, assim como eu, desdobram-se p/ dar o melhor para seus filhos. E o melhor não são bens materiais e sim amor, amor incondicional.
Beijos Silvia de Cuiabá, Ângela, enfim, todas as mães que nos seguem!
Que o Senhor nos dê sabedoria que vem do alto p/ cuidarmos dos nossos filhos!

11 comentários:

  1. Anônimo14:31

    Dayane - PR

    Irmã Cris a Paz do Senhor!

    Pensei tanto em vcs ontem e olha a Palavra do culto de ontem:
    MARCOS 5 22 À 42 não foi preciso dizer mais nada né.
    Beijo no coração!

    ResponderExcluir
  2. Passei para deixar um abraço, saber do Víni e deixar um beijão para ele.

    ResponderExcluir
  3. Edna Matos19:32

    Cris seus filhos , meus sobrinhos lindos, cheirosos e principalmente amados demais,saudades,amo vcs.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo19:34

    Cris seus filhos, meus sobrinhos, lindos e principalmente amados, saudades de todos, beijos
    Edna Matos

    ResponderExcluir
  5. Anônimo10:09

    e tu esta esperando o que pra denunciar essa mulher para a polícia e conselho tutelar? me da o endereço que eu mesma denuncio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A revolta toma conta,mas o q a PM faria?NADA,o conselho ,acho q nada,eles poderiam tirar ela da mãe,q derepente seria até um alivio,mas acredito mesmo na imundície q está ,mas pra essa filha a mãe é td q ela tem no momento,poderia sim as vezes alguem ir e mostrar q a sujeira ñ ajuda.sem julgar.

      Excluir
  6. Lindos,familia abençoada por Deus!!!

    ResponderExcluir
  7. como esta linda Ana Liz

    ResponderExcluir
  8. nana bastos23:38

    Cris, a gente precisa orar por essas pessoas! As vezes, ela foi criada nessas mesmas condicoes, e por isso, pode nem saber do mal que possa estar fazendo para sua filha! As vezes, ela é uma boa alma que alem de cuidar da filha, resgata os animais das ruas, cuida dos bichinhos que tbm sao criaturas de Deus, e que poderiam estar sofrendo jogados nas ruas, mas falta ter a noção de higiene, ajuda e saúde, principalmente por ter uma filha acamada, nisso eu concordo com vc!! Ela deveria sim limpar o ambiente para o bem estar dela, da filha, de toda familia e ate dos próprios animais, mas pode ser que falte a ela a noção de higiene, pode ser que ela nao saiba sobre insalubridade, pode ser que ela nao relacione essa situação com amor!! Afinal, ela cuida desta filha acamada ha 9 anos! Talvez se faltasse amor, essa filha ja tivesse partido! Essa mãe, estava lá, buscando os remédios e alimentos para poder cuidar da filha, exatamente como vc! Peço a Deus que ele continue lhe abençoando com essa dedicação, esclarecimento, sabedoria, condicoes e amor para sempre cuidar do Reizinho Vinicius. Que nunca falte nada para ele, e nem para a sua familia! Também peço para que Deus ajude a família dessa outra senhora, que a vida dela possa progredir e que um dia ela possa oferecer uma situação diferente para todos da familia dela! Nao devemos nunca julgar o amor de uma mãe! Precisamos primeiro conhecer toda historia e o coracao das pessoas antes de fazer qualquer julgamento! Deus nao nos ensinou a julgar e sim a fazer o bem, sem olhar a quem! Eu tenho certeza que voce deve ter visto uma cena bem triste, comovente, desesperadora na casa dessa senhora, e por isso resolveu escrever sobre isso no blog, mas dizer "entrelinhas" que essa mãe nao ama sua filha, pode ser injusto demais!! Peço que se tiver uma nova oportunidade, faça uma nova visita avcasa dessa moça, desta vez ore concentrada, com o coração, ore pela filha, ore pela mãe, ore por toda essa situação que te assustou!! Peça a Deus que essa mãe, receba esclarecimentos, peça para que ela evolua, mas nao volte a dizer que ela nao ama sua filha, teriamos que ter convivido com ela a vida toda para tentar entender seus motivos e ainda assim, nao seriamos dignos de julga la!! E para finalizar, te parabenizo pela linda atitude de ter oferecido a carona para ela, e até pela atitude de oferecer uma oração! Infelizmente causas externas te impediram de alcancar seu coração naquele momento e acabou fazendo essa oracao ser em vão!! Tenho que te parabenizar, por ter agradecido a Deus por todas as bênçãos que ele coloca na sua vida! Por poder cuidar tao bem do Vinicius e de toda a sua familia!! Nao entenda ease comentário como um ataque, muito pelo contrario, acompanho o blog ha algum tempo, e sei da sua luta e amor incondicional pelo seu reizinho! Sempre admirei sua forca e dedicacao! Só resolvi escrever, pois achei um pouco injusto o título de Quem ama cuida!! Fiquem com Deus!!

    ResponderExcluir
  9. Anônimo01:39

    Nana, fique tranquila, não entendi o seu comentário como ataque... Vc, simplesmente, expressou a sua opinião. E, diga-se de passagem, expressou muito bem.
    Concordo, plenamente, c/ vc q não devemos julgar ninguém, apesar de isso ser uma característica inerente ao ser humano. E vc tb está certa qdo diz q eu me assustei c/ tudo o q vi, por isso decidi escrever aqui.
    Mas, acredite, ao escrever eu quis demonstrar o tamanho do meu amor pelos meus filhos. A intenção era gritar q eu cuido como cuido, por que amo demais, não me atentando q eu estava declarando q ela não ama a filha.
    Confesso, não consigo concordar q, nos tempos de hoje, alguém não tenha noção do q seja higiene, mas, como foi dito, o meu papel não é o de julgar, apesar de tê-lo feito, ainda q não intencionalmente.
    E qto a voltar lá, te digo q não vou. Não sinto, no meu coração, vontade de fazer isso. Mas, vou orar por ela e pela família.
    Diante de todos, eu me retrato - julguei o amor de uma mãe. Deus me perdoe por isso! E me capacite a não mais fazê-lo.
    Cris

    ResponderExcluir
  10. Nana Bastos15:02

    Cris, obrigada pela resposta! O que melhor que podemos fazer sempre é orar para que Deus ilumine essas pessoas! Como disse, imagino o quanto te assustou aquela situação, diante de todo o cuidado que voce tem com o Reizinho!! Um beijo enorme em seu coração e no coração do Reizinho...

    ResponderExcluir

Arquivo do blog