Neste espaço, eu conto o dia-a-dia do Vinícius, um Reizinho muito lindo, que foi acometido por uma doença incurável pela medicina, a ALD - adrenoleucodistrofia, doença do filme "Óleo de Lorenzo", diagnosticada em julho/06, com quase 08 anos de idade. Neste tempo todo, ele está descansando, ora no seu trono, ora nos seus aposentos, por que, está impossibilitado de andar, de falar, de sorrir, mas, nada o impede de reinar.

Nós, eu, meu esposo, minha mãe, minhas irmãs, somos os seus súditos. Ele suspirou, já estamos ao seu redor, para lhe prestar os nossos serviços.

Mas, acima dele, há uma realeza maior - o Rei dos Reis - Jesus Cristo de Nazaré! Este sim, comanda nossas vidas.

E assim, vamos vivendo um dia por vez, fazendo o que está ao nosso alcance para o bem do Reizinho e nos curvando para servir o Rei maior!


sexta-feira, 6 de maio de 2011

"A saúde em Campo Grande está doente!!!"

Todas as vezes q/ o Vinícius precisou internar, eu o levava ao hospital El Kadri, assim, toda a equipe já conhecia o histórico dele. Mas, fazia muito tempo que meu filhote não precisava ser internado, até que nesta madrugada tivemos q/ levá-lo ao hospital. A febre não cedia, ele ficou c/ falta de ar, tremores, unhas das mãos e pés roxos, então, às 04:30h nós o levamos ao El Kadri e pra nossa surpresa, já faz 08 meses que o Pronto Socorro deste hospital foi fechado. Ficamos sem saber o q/ fazer, as médicas do Vini estavam c/ celular desligado, então, fomos p/ o Prontomed -Santa Casa.
Qdo chegamos lá, o Vini estava c/ 39,4º de febre, muito tenso, tendo crises convulsivas focais. Ele foi atendido por um técnico de enfermagem e uma moça q/ não sei qual a função. Ela aferiu a pressão e chamou o médico plantonista, q/ estava dormindo. Ele, muito sonolento, c/ uma cara de quem não gostou de ter sido acordado, fez algumas perguntas e mandou tirar um raio x, fazer um medicamento na veia pra cortar a febre e encaminhá-lo pra sala de emergência p/ ficar monitorado e tomar soro. Logo chegou um rapaz pra coletar o sangue e nenhum deles usava luvas. O técnico tentava pegar acesso sem luvas, o celular dele tocou, ele enfiou a mão no bolso, desligou o celular e voltou a tentar pegar uma veia, ainda sem luvas.
Resumindo, fizemos o raio x e fomos pra sala de emergência c/ tudo muito precário, as macas descascadas, enferrujadas, no lugar de colchão, um cobertor dobrado e um forro de papel, o Vini ficou ao lado de uma senhora que estava entubada. Não estou exagerando, o lugar não é limpo, pessoas nos corredores e olha q/ eram pacientes com convênios ou particulares.
O plantonista esperou a troca de plantão e passou o caso p/ o novo médico.
Consegui falar c/ a Dra. Lucyléia, pediatra do Vini, às 06:30h e ela disse q/ infelizmente não havia muitas opções pra internação. O Hospital da Criança não tem UTI, o Hospital São Lucas não tem uma boa retaguarda, o Hospital da Unimed não internaria o Vini, por ele ainda não ser adulto, não ter 13 anos, então, ela disse q a Santa Casa está deixando a desejar, mas, tem todos os aparelhos pra exames e tem todas as especialidades de médicos.
Ao fim de tudo, saímos da Santa Casa às 15:00h e as únicas coisas q/ fizeram: raio x, a injeção pra cortar a febre, conseguiram pegar a veia pra passar o soro e colocoram o Vini no oxigênio. Quatro médicos viram o Vinícius e ninguém chegou a um diagnóstico. Um médico olhou o raio x e exclamou: "tem uma pneumonia aqui no pulmão direito!" Logo q ele saiu da sala, entrou um clínico geral, bem idoso (eu dou quase 80 anos pra ele), andando bem devagar, meio trêmulo, olhou o raio x e disse: "Bom, não tem pneumonia!", aí, eu questionei: "Mas, doutor, o outro médico acabou de olhar o raio x e disse q deu pneumonia no pulmão direito!?"...a técnica do horário me disse: "O outro é plantonista, este é clínico geral, cada um tem uma visão!!!???" Confesso q fiquei sem entender, mas, a essa altura, a única coisa q eu queria era sair daquele lugar, trazer meu filho pra casa e cuidar dele do meu jeito.
Esse último médico me disse: "Minha filha, eu vou ser sincero c/ vc, internar uma criança dessa aqui, é condená-lo a morte!" Eu respondi: "eu estou vendo, por isso, prefiro que o senhor me passe os remédios e eu faço o tratamento em casa."Qdo ele me passou os medicamentos, eu liguei p/ a Dra. Lucyléia e a infomei sobre eles, ela se assustou c/ o tanto de remédios, 03 antibióticos fortes e mandou eu dar apenas um.

Está passando direto nos jornais locais sobre a precariedade da Santa Casa. Porém, eu achei que era apenas no SUS. Mas, não é não. Eu não levo mais meu filho lá. Fiquei assustada e amendrontada. Médicos que preferem passar o caso p/ o próximo do plantão, comunicação muito falha, entre tantas outras coisas que se eu fosse relatar aqui daria um texto muuuuuito grande.

Cheguei em casa, demos um banho delicioso no Reizinho, mediquei-o, liguei o ar, pois, já está calor e em caso de febre é bom que o ambiente esteja bem fresquinho e o coloquei de ladinho, com seus travesseiros e suas almofadas. Ele está dormindo, ainda não apresentou febre, a respiração está mais tranquila, graças a Deus!

"Pai, hoje foi um dia de corações apertados, chorei bastante, fiquei c/ medo, não gostei do que vi, não gostei de onde levei o Vini. Mas, o Senhor nos sustentou, ele está em casa e está se recuperando. Continue a cuidar de nós, precisamos muito dos seus cuidados! Cuide daqueles pacientes na Santa Casa, eles estão sofrendo! É o que eu te peço em nome de Jesus! Obrigada, Amém!"

Um comentário:

  1. Mana querida, Cpo Gde não é o único estado com saúde tão precária como relatou...a capital do nosso país parece ser pior...precisaria ver tais unidades hospitalares...é de arrepiar e fazer chorar.
    Lamento muito meu Polaco passar por isso, aliás, nenhum ser humano merece passar por isso e não é a toa que a novela das sete uma determinada personagem se refere aos pobres como: vira lata dizendo que há uma divisão social: os que tem pedigree e os que não tem, claro que não é o caso do Vini, mas nessas horas todos enfrentam o mesmo descaso. Ainda bem que vcs estão em casa. Deus é o nosso amparo.

    ResponderExcluir

Arquivo do blog