Neste espaço, eu conto o dia-a-dia do Vinícius, um Reizinho muito lindo, que foi acometido por uma doença incurável pela medicina, a ALD - adrenoleucodistrofia, doença do filme "Óleo de Lorenzo", diagnosticada em julho/06, com quase 08 anos de idade. Neste tempo todo, ele está descansando, ora no seu trono, ora nos seus aposentos, por que, está impossibilitado de andar, de falar, de sorrir, mas, nada o impede de reinar.

Nós, eu, meu esposo, minha mãe, minhas irmãs, somos os seus súditos. Ele suspirou, já estamos ao seu redor, para lhe prestar os nossos serviços.

Mas, acima dele, há uma realeza maior - o Rei dos Reis - Jesus Cristo de Nazaré! Este sim, comanda nossas vidas.

E assim, vamos vivendo um dia por vez, fazendo o que está ao nosso alcance para o bem do Reizinho e nos curvando para servir o Rei maior!


sexta-feira, 7 de maio de 2010

Cuidados especiais

Antes de passar por toda esta situação pela qual estamos passando, eu nem imaginava que saberíamos cuidar de um ser tão especial, tão dependente, tão fragilizado como está o Vini. Mas, não tivemos outra alternativa, a não ser vencer o medo e aprender...aprender a amenizar o sofrimento dele, aprender a entender quando ele está confortável, quando está gostando de uma posição, quando algo o está afligindo.
Nestes quase 04 anos, nós (eu, minha mãe e Edinho) aprendemos coisas pra caramba!
Não gosto de dizer que nos acostumamos, porque jamais vou me acostumar em assistir o sofrimento do meu filho, mas, com o dia-a-dia, as dificuldades, as necessidades, persistência, dedicação e muito amor no coração, vencemos os obstáculos e tudo se tornou menos complicado.
Graças a Deus e ao nosso aprendizado, o Vini, dentro do possível, está muito bem. Ele tem acompanhamento com pediatra, neuro-pediatra, nutricionista e fisioterapeuta. E sempre recebemos elogios de como o nosso filho é bem cuidado. Disso eu me gabo muito e no que depender de mim, estarei sempre à disposição dele.
Pensando em ajudar outras famílias que estejam passando pelo mesmo sofrimento, seguem cuidados especiais para com uma criança especial (eu faço isso com o Vini):
- Dar o banho com muita água, isso deixa a criança refrescante;
- Hidratar bastante o corpinho p/ evitar ressecamento e assim, o surgimento de escaras;
- Passar óleo (dersani ou óleo de girassol) nos pontos de maior pressão (bumbum, cotovelos, calcanhares, quadris) p/ evitar escaras;
- Usar colchão de ar;
- Vestir a criança c/ roupas confortáveis (sem elástico apertado, sem zíper, com tecido macio);
- Mudar de posição a cada 02 horas;
- Usar fraldas de qualidade;
- Trocar a fralda a cada xixi;
- Deixar a criança, no mínimo, meia hora pela manhã e meia hora à tarde, bem sentada para "ajudar" o pulmão;
- Quando a criança estiver na cama, deixar a cabeceira sempre elevada;
- Cuidar do posicionamento dos pés e mãos, para evitar atrofias e, se possível, usar órteses;
- Esterilizar todo o material a ser usado com a criança;
- Lavar o nariz com sorinho;
- Umidificar o ar, caso esteja seco;
- Higienizar a boquinha, escovando os dentes e limpando a língua;
- Fazer inalação com sorinho (ou c/ medicamentos receitados pelo médico), se o pulmão estiver secretivo;
- Caso o intestino da criança seja ressecado, dar sucos de frutas laxativas e estimular com massagens e até supositórios (eu uso minilax no Vini) para ajudar a fazer cocô;
- Passear no sol pela manhã e/ou final de tarde.

Talvez eu esteja esquecendo de algo, mas, no geral, são esses cuidados que eu tenho c/ o Vini. Ele nunca teve escaras e nenhum tipo de irritação na pele.

Falar coisas boas no ouvido, acariciar, abraçar, beijar, cantar para ela, pensar positivo, falar de Jesus, orar e acreditar no milagre...E, acima de tudo, amar a criança, com certeza, é receita infalível para o bem estar dela.

Um comentário:

  1. Isso é que merece ser chamada de MÃE... Ser supremo, que ama incondicionalmente.
    Eu te admiro muito.
    Te adoro.
    Bjus!!

    ResponderExcluir

Arquivo do blog