Neste espaço, eu conto o dia-a-dia do Vinícius, um Reizinho muito lindo, que foi acometido por uma doença incurável pela medicina, a ALD - adrenoleucodistrofia, doença do filme "Óleo de Lorenzo", diagnosticada em julho/06, com quase 08 anos de idade. Neste tempo todo, ele está descansando, ora no seu trono, ora nos seus aposentos, por que, está impossibilitado de andar, de falar, de sorrir, mas, nada o impede de reinar.

Nós, eu, meu esposo, minha mãe, minhas irmãs, somos os seus súditos. Ele suspirou, já estamos ao seu redor, para lhe prestar os nossos serviços.

Mas, acima dele, há uma realeza maior - o Rei dos Reis - Jesus Cristo de Nazaré! Este sim, comanda nossas vidas.

E assim, vamos vivendo um dia por vez, fazendo o que está ao nosso alcance para o bem do Reizinho e nos curvando para servir o Rei maior!


quinta-feira, 8 de setembro de 2011

A viúva persistente

"Então Jesus contou aos seus discípulos uma parábola, para mostrar-lhes que eles deviam orar sempre e nunca desanimar." Lucas 8:1

Este foi o tema da Palavra que eu ministrei, ontem, no culto das mulheres. Foi maravilhoso o agir do Espírito Santo!
Quem puder ler, na Bíblia, Lucas 18:1-8, eu aconselho fazer essa leitura, pois, é muito edificante. A nossa fé vem de ouvir a Palavra de Deus.

"Se Jesus disse, aos discípulos, que eles deveriam orar sempre e nunca desanimar é por que Ele sabia que haveria situações que levariam os discípulos a desanimar e sabia, tb, que eles orariam 1, 2, 3, 4, 5... vezes e não obteriam resposta. E assim é conosco. Situações nos levam a desanimar, mas, o conselho do mestre - orar sempre e nunca desanimar.
Na párabola há 02 personagens - um juíz e uma viúva. Os 02 têm características que os tornam muito diferentes um do outro. Mas, podemos aprender muito com eles.
Se procurarmos no dicionário o significado de juíz, encontraremos - magistrado que administra a justiça. No entanto, esse conceito não se enquadra com o juíz da parábola, pois, ele era impiedoso, injusto, desumano, incorreto, tinha poder, mas, não o usava p/ o bem do próximo.
- A viúva era:
persistente - não desistia da causa dela;
determinada - sabia o que queria e a quem recorrer;
correta/justa - ela tinha um adversário, mas, não queria o mal dele, só queria justiça;
corajosa - não se intimidava perante o juíz;

De tanto a viúva persistir, o juíz, mesmo sendo injusto, fez justiça p/ c/ ela. Mas, ele agiu assim p/ se ver livre dela.

Fazendo uma analogia, a viúva diante do juíz simboliza o nosso papel diante de Deus.
Devemos ter a persistência dela, ainda que a nossa situação seja desanimadora. Temos que ter a convicção de que em Deus há solução p/ os nossos problemas, chegarmos diante dele e entrar em juízo com Ele - Senhor faça justiça em meu favor!

Dá p/ se fazer uma analogia entre a viúva e nós. Mas, é impossível, fazer uma analogia entre o juíz da parábola e o nosso Deus. Os dois são juízes ( em Salmos 94:2 está escrito que Deus é o juíz da terra), mas, são totalmente diferentes um do outro.
O nosso Deus é rico em misericórdia, é amor e justiça.
Enquanto o juíz da parábola age pra se ver livre da viúva, o nosso Deus, juíz da terra, age em nosso favor por que nos ama e quer que sejamos dependentes dele.

A viúva conhecia o direitos dela, por isso, achegava-se, destemida, diante do juíz.
E nós conhecemos os nosso direitos em Deus? Sabemos o que a Palavra de Deus nos promete? Podemos nos achegar diante de Deus, clamando p/ q/ Ele faça justiça em nosso favor?

Devemos conhecer a Palavra de Deus p/ podermos requerer dele os nossos direitos!
Se eu preciso de uma cura e sei o que a Palavra de Deus diz sobre isso, eu posso me achegar diante do Juíz da Terra, o nosso Deus, Rei poderoso e entrar em juízo c/ Ele - Senhor faça justiça em meu favor! A Tua Palavra diz...

Se eu preciso de restauração no meu casamento e sei o que a Palavra de Deus diz sobre isso, eu posso me achegar diante do Juíz da Terra, o nosso Deus, Rei Poderoso e entrar em juízo c/ Ele - Senhor faça justiça em meu favor! A Tua Palavra diz...

Se eu preciso de prosperidade financeira e sei o que a Palavra de Deus diz sobre isso, eu posso me achegar diante do Juíz da Terra, o nosso Deus, Rei Poderoso e entrar em juízo c/ Ele - Senhor faça justiça em meu favor! A Tua Palavra diz...

Eu quero aquilo que a Palavra de Deus diz que eu posso!
Então, eu preciso ler a Bíblia, meditar na Palavra, pra saber o que eu posso.

Uma vez testificada se a nossa causa é justa, se está de acordo c/ a Palavra de Deus, então, podemos requerer d'Ele os nossos direitos!

Se o Juíz da parábola, que era injusto e impiedoso, agiu em favor da viúva. Será que o nosso Deus não agirá em nosso favor?

No final do texto, Jesus disse "será q/ Deus continuará fazendo-os esperar?"
Isso quer dizer que Deus não nos fará esperar p/ sempre. Vai chegar a hora em que Ele nos fará justiça. Não devemos desanimar se não obtivermos a resposta, pois, Deus trabalha em favor daqueles que n'Ele esperam.

Qdo Jesus diz: Ele fará justiça e depressa, é por que Deus está trabalhando p/ q/ seja logo. Mas, ainda que a nossa causa seja justa, nós somos falhos, precisamos de conserto, então, Ele trabalha p/ nos ajustar, p/ nos modelar.
Deus quer nos abençoar, mas, Ele está mais interessado em mudar os nossos valores, em nos transformar, em desenvolver em nós o caráter de Jesus Cristo.

Se a nossa causa é justa, esperemos em Deus! Pode demorar, mas, Ele vai fazer! Ele nos fará justiça!"

Um comentário:

  1. Amada Cris, o culto estava realmente abençoado e a pregação falou aos nossos corações. Deus é maravilhoso e usou sua vida para nos edificar grandemente!!! Fique na paz do Senhor. Vini eu te amo....

    ResponderExcluir

Arquivo do blog